Tratamento do Ceratocone

subheader subheader subheader
Quais os tratamentos

do Ceratocone?

Óculos ou
Lente de Contato

A maioria dos pacientes consegue melhorar a visão com óculos ou lentes de contato (gelatinosas ou rígidas). Dentre as lentes rígidas, as esclerais modernas tem diâmetro grande e menor contato com a córnea, o que traz mais conforto e segurança para a adaptação.

Crosslinking

Realizado com o objetivo de estabilizar o ceratocone e impedir o avanço da deformação corneana. É realizado sob anestesia local com colírio anestésico, dentro do centro cirúrgico. O procedimento consiste na aplicação de colírio de Riboflavina (vitamina B12) juntamente com aplicação de luz ultravioleta.

Implante de Anel

O Anel Intraestromal (um dos mais conhecidos é o Anel de Ferrara) é um dispositivo médico implantado no tecido da córnea, com o propósito de reduzir as deformações corneanas causadas pelo ceratocone ou outras doenças. Através do aplanamento e remodelamento corneanos, é possível melhorar a visão do paciente, tornando a córnea mais semelhante a lente natural. Embora não seja um tratamento para retirar o grau, é possível reduzir e melhorar a qualidade visual após o implante e recuperação da cirurgia.

Transplante de Córnea

Consiste na substituição total ou parcial da córnea doente por outra proveniente de um doador. Atualmente existem diversos tipos de transplante, que podem ser auxiliados ou não por Laser. Devido aos riscos envolvidos, tais como desenvolvimento de glaucoma, catarata e rejeição, é reservado como último recurso para os casos mais dramáticos e avançados, nos quais a córnea não apresenta mais condições de fornecer uma boa qualidade visual ao paciente.



O que é e o que pode

causar o Ceratocone?



O ceratocone é uma doença ocular que deixa a córnea curvada para a frente, ficando semelhante a um cone — daí a terminologia da doença. O ceratocone ocorre com mais frequência na adolescência, tendo um caráter de piora progressiva nessa faixa etária mais jovem. Entretanto, pode se estabilizar espontaneamente a partir dos 30 anos de idade. Seus sintomas — como visão desfocada e sensibilidade à luz — podem ser facilmente confundidos com outras doenças, em especial, o astigmatismo, grande marca da doença.

img

Geralmente o paciente suspeito de ceratocone apresenta um histórico de coceira nos olhos, aumento progressivo do grau dos óculos (refração) com trocas frequentes, além de não enxergar bem, mesmo com óculos novos. O exame de topografia ou, mais recentemente, de tomografia de córnea pode confirmar o diagnóstico, a fim de que seja recomendado o tratamento mais indicado.

Por que coçar os olhos pode contribuir para o ceratocone?
Esfregar os olhos com frequência favorece o surgimento e agravamento do ceratocone porque o trauma contínuo sofrido pelo olho, vai, gradativamente, fragilizando e rompendo as fibras que mantêm a córnea estável. Nesse sentido, é muito importante evitar ou eliminar os fatores que levam a sentir vontade de coçar os olhos, tais como tratar a rinite alérgica, se presente, evitar ambientes com poeira, pólen, ou tratar/evitar outras crises alérgicas decorrentes da exposição a qualquer substância.


Saiba mais em perguntas frequentes AQUI